A Asociación de Historia Actual (AHA) é uma entidade cultural e científica de âmbito internacional, criada no ano de 2000, cujo propósito é a promoção da pesquisa, o ensino e a difusão do conhecimento relacionado ao desenvolvimento humano no tempo presente, de uma perspectiva multidisciplinar, com especial atenção ao estudo histórico, descritivo, explicativo e prospectivo dos processos sociais em escala global e regional. É um projeto promovido e gerido por professores e pesquisadores de diferentes países e disciplinas acadêmicas, comprometidos na integração das abordagens, práticas e conhecimentos da história e das outras ciências sociais envolvidas na análise Crítico das realidades do nosso tempo.
O AHA aspira a participar com influência nas discussões da comunidade científica internacional. A fim de tornar isso possível, a associação tem ampliado sua gama de ações e sua rede de relações externas, priorizando o estabelecimento de acordos com órgãos e instituições similares, para gerar sinergias para otimizar todos os recursos, Humano e material, disponível.
- Ferramentas básicas para coordenar e comunicar o AHA
- O Comitê Executivo, o Conselho geral e a Assembléia Geral da associação.
- O serviço de publicações AHA (HAPress), que publica o Revista de Historia Actual, a revista electrónica Historia Actual Online O Newsletter da Asociación de Historia Actual e coleções de Monografias.
- O centro de recursos e comunicações (CRC) que gerencia este site e as listas de distribuição de notícias que o AHA tem hospedado em RedIRIS.
- Promoção de reuniões para o intercâmbio científico e formação de investigadores
- Seminários internacionais "Nuestro Patrimonio Común", organizada anualmente pela AHA.
- Os simpósios internacionais da história atual, organizados pelo Instituto de Rioja estudos, bianual.
- Os congressos da história da transição, organizados pelo grupo ETP da Universidade de Almería.
- Os colóquios internacionais sobre a transição espanhola no colégio de Espanha, em Paris.
- Os cursos de formação de historiadores, que são celebrados ao longo do ano, no formato face e distância.